Autódromo do Rio: Masterplan e traçado da pista são apresentados em evento na Cidade das Artes

Autoridades, empresários e comunidade automobilística se reuniram na manhã desta quinta-feira, 6, na Cidade das Artes para a apresentação pública do plano estratégico de desenvolvimento (masterplan) e do traçado da pista do Autódromo Parque de Guaratiba. O empreendimento sustentável, que devolverá ao Rio de Janeiro um circuito internacional, marcando um novo capítulo do automobilismo na cidade, receberá investimentos privados de R$ 1,3 bilhão, ocupará um terreno de aproximadamente 2 milhões m² na Zona Oeste e terá capacidade para 120 mil pessoas. A previsão é que as obras sejam iniciadas após a finalização das etapas de licenciamento.
O evento contou com representantes do Consórcio responsável pelo desenvolvimento do autódromo – liderado pela Genial Investimentos – e da Rock World, que tem a gestão do projeto. Também participaram o prefeito do Rio, Eduardo Paes, que viabilizou as alterações urbanísticas necessárias, em parceria com a Câmara dos Vereadores, representada por seu presidente, Carlo Caiado, além das empresas que assinam o desenvolvimento técnico e conceitual, a Populous, e o traçado da pista, a Driven Internacional.
“Na Genial, acreditamos no enorme potencial do setor de entretenimento, que segue em forte expansão. Aliado aos shows de música e aos esportes, o segmento tem grande poder de atrair marcas e criar experiências únicas. O Rio de Janeiro é o palco ideal para aproveitar esse movimento, reunindo talento, energia e a beleza natural da Cidade Maravilhosa. Estamos investindo na criação de um equipamento diferenciado, que será a base para o desenvolvimento e a exploração desse potencial”, afirma Rodolfo Riechert, CEO da Genial Investimentos.
O prefeito Eduardo Paes também acredita no potencial do equipamento para a cidade. “Esse é um projeto com recurso privado, que não tem dinheiro do imposto do carioca. É um trabalho de longo prazo, mas já está mais do que comprovado que grandes eventos, grandes equipamentos esportivos e tornar o Rio mais internacional é bom para a economia da cidade, é bom para quem mais precisa. Gera mais empregos. Temos visto isso em tudo de grande que acontece na cidade. Esse é o objetivo com esse autódromo. Agora o desafio é trazer de volta a Fórmula 1, a motovelocidade, a Fórmula Indy. É pensar em todas as alternativas que pudermos ter aqui no Rio”, afirmou.
A grande novidade foi a apresentação detalhada do traçado da pista, que contou com a participação de Ben Willshire, diretor-executivo da Driven International, uma das maiores especialistas mundiais em design de autódromos. A empresa é responsável por projetos como o Mandalika International Street Circuit, na Indonésia, e o Circuito de Navarra, na Espanha. O projeto do Rio foi desenvolvido para maximizar as características das corridas modernas, com muitas retas e apenas 10 curvas, mantendo os carros próximos uns dos outros e permitindo disputas lado a lado.
O traçado é rápido e fluido, oferecendo amplas oportunidades de ultrapassagem e sequências de curvas que levarão carros e competidores ao limite. Com 4,7km de extensão, a pista contará com quatro retas, sendo duas principais paralelas, e poderá oferecer até 11 opções de traçado, a depender da categoria. Em simulações com parâmetros da Fórmula 1, por exemplo, estima-se uma velocidade média de 241 km/h e 65 voltas com voltas na casa de 1min09s5.
“O local do projeto permitiu à nossa equipe na Driven criar um circuito rápido, fluido e desafiador, à altura da rica história do automobilismo no Brasil. Estamos ansiosos para ver novos talentos surgindo na pista de kart e testemunhar os livros da história do automobilismo sendo reescritos no Autódromo de Guaratiba”, conta Ben Willshire.
Estrutura permanente que se adapta a grandes eventos e Centro de Experiências
O Autódromo Parque de Guaratiba teve sua pista desenvolvida conceitualmente de acordo com as diretrizes FIA Grau 1 e FIM Grau A, que a tornam apta a receber as mais altas categorias do automobilismo e motociclismo internacional, em duas e quatro rodas. Dentre os eventos que podem acontecer no local estão o World Endurance Championship (WEC), a IndyCar e NASCAR, assim como o potencial para competições internacionais de duas rodas. Além da capacidade internacional, o espaço também poderá sediar campeonatos regionais e nacionais
Durante o evento, os convidados também puderam conhecer a estrutura permanente do Parque, cujo conceito foi desenvolvido pela Populous – líder global no design de arenas esportivas e de entretenimento, responsável por projetos como a Sphere, Las Vegas, o Yankee Stadium, em Nova Iorque, o Tottenham Stadium, em Londres, e o icônico Circuito de Silverstone, no Reino Unido.
O autódromo contará com edifícios que se unem para formar um espaço de automobilismo de última geração e com flexibilidade para atrair eventos de grande porte, segundo Thiago Nunes, da Populous. O Centro de Experiências poderá ser desenvolvido seguindo especificações de centros de fabricantes globais e será integrado ao traçado original da pista. Haverá um prédio principal com estacionamento e o público poderá ter acesso a atividades como circuito de derrapagem, plataforma de instabilidade, reta de aceleração e frenagem, circuito, rampas de areia e lista, morros e valas, travessia de rocha e travessia de alagamento.
As estruturas permanentes também incluem área de assentos, camarotes, Turn 10 club –com vista para a última curva e para as duas retas principais –, comodidades para espectadores, espaços de apoio e para lojas. O prédio do paddock e dos boxes contará com escritórios, centro de mídia e transmissão, áreas de hospitalidade, cozinhas, áreas técnicas e centro médico. Haverá, ainda, áreas exclusivas para quem fizer parte do Clube de Membros, heliponto, pontos de controle e segurança, estacionamento geral, centrais de energia, pátios de manutenção e áreas de armazenamento, além de bacias de retenção de água da chuva.
“Com as instalações públicas e de espectadores desenvolvidas pela Populous, o local certamente se tornará um novo ícone esportivo voltado à experiência do público no Rio, contribuindo para revitalizar o automobilismo internacional na região”, acredita Thiago Nunes.
Formando a nova geração: Academia Nacional de Kart
O kart é o ponto de partida da carreira de muitos pilotos, no qual aprendem técnicas de corrida e controle que levam ao longo de toda trajetória no automobilismo. Por isso, o Autódromo Parque de Guaratiba contará com uma pista de Kart, repleta de curvas rápidas e longas retas – projetada segundo regras internacionais. A pista de kart terá seu próprio prédio de boxes, operando atividades e eventos, localizado próximo ao novo acesso principal do autódromo.
Localização estratégica e nova estação do BRT
Situado na Zona Oeste da cidade, o espaço terá acesso via transporte público (BRT) e está prevista a construção de uma nova estação do BRT para ajudar no escoamento do público em dia de evento, já que a previsão é que o novo autódromo tenha capacidade para receber 120 mil pessoas. O acesso principal será feito pela Avenida das Américas, enquanto entradas de serviço poderão ser acessadas pela Estrada da Matriz e Estrada da Capoeira Grande.
A proximidade com bairros que oferecem uma vasta capacidade de leitos de hotéis, além de uma ampla gama de serviços, como restaurantes e centros comerciais, é mais um destaque. O autódromo estará a cerca de 40 minutos da Barra da Tijuca e de Jacarepaguá – este último que historicamente recebe grandes eventos, do porte do Rock in Rio e das Olimpíadas 2016.
Sustentabilidade desde a construção até a operação
Como prevê a lei aprovada na Câmara dos Vereadores e sancionada pelo prefeito Eduardo Paes, o projeto do Parque Autódromo de Guaratiba já é concebido com a sustentabilidade na sua base. As obras serão realizadas em padrões construtivos sustentáveis. Os sistemas operacionais, a conscientização e educação do público visitante e usuários terão conceitos de sustentabilidade ambiental.
 Visando à eficiência energética de todo o Complexo, o sistema de energia terá instalações de painéis fotovoltaicos e iluminação à LED. Também haverá um planejamento para a economia de recursos naturais, como sistemas de reuso de águas servidas, captação de água de chuvas e demais técnicas a serem contempladas com aplicação conjunta, tais como pavimentos de revestimentos permeáveis e/ou de estrutura porosa. Os prédios poderão ter telhados verdes, as áreas no entorno terão jardins de chuva, valas ou trincheiras de infiltração e bueiros ecológicos.
Um lote do terreno será doado para que os órgãos públicos possam construir uma escola de educação infantil. Haverá, ainda, a doação de outro lote que deve ser usado para a construção de um equipamento de esporte e lazer com acesso livre da população.

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